Review: “A Invenção de Hugo Cabret” de Martin Scorcese

Qual é a invenção de Hugo Cabret? O filme se chama “A Invenção de Hugo Cabret” e envolve um garoto montando uma espécie de robô, redescobrindo o passado de uma figura importante… Mas o que ele inventou de fato? O filme (que em inglês se chama “Hugo”, mas é inspirado em um livro chamado “The Invention of Hugo Cabret”) conta a jornada de um jovem para descobrir qual seu propósito na vida. Seria a tal invenção de Hugo o próprio Hugo Cabret?

Hugo Cabret é um garoto que mora em uma estação de trem em Paris, após seu pai (que brincava de consertar relógios com ele) morrer em um incêndio. Hugo está sob os cuidados de um tio beberrão e trabalha nos bastidores da estação, ajeitando o horário dos relógios e consertando qualquer problema nas máquinas que os fazem funcionar. Obstinado em consertar um autômato que seu pai achou no museu, Hugo rouba peças de engrenagens de uma loja de brinquedos, até o dia que é flagrado pelo dono dela.

A jornada principal de Hugo envolve consertar o tal autômato, que é desenhista e Hugo acredita que ele irá lhe passar alguma mensagem de seu falecido pai. O jovem tem a ajuda da afilhada do senhor da loja de brinquedos e logo vai descobrir também um grande inventor do cinema, George Méliès, considerado o pai dos efeitos especiais (a famosa cena do satélite atingindo o olho da lua você com certeza já viu, nem que seja em foto).

Hugo Cabret diz que máquinas não têm peças sobressalentes, todas funcionam com algum propósito, e acredita que o mundo é assim também. Todo humano tem um propósito e Hugo quer saber qual o seu e, em sua jornada para se encontrar, seja consertando um robô ou resgatando um antigo gênio da origem do cinema, o garoto descobre que “se descobrir” é uma forma de “se inventar”. Muito apropriado para uma criança que conserta relógios, robôs e até mesmo a motivação de outro grande inventor.

Se possível, assista o filme em 3D, é fantástico!

Martin Scorcese fez seu primeiro filme infantil como se disposto a mostrar tudo que é arte para as crianças. “A Invenção de Hugo Cabret” homenageia o cinema mudo, a literatura, faz referências poéticas… O grande foco das homenagens acaba caindo sobre George Méliès, primeiro cineasta a entender que cinema é sonho, portanto não há limites para a imaginação; o que o diretor quiser filmar, ele pode filmar! Scorcese, um dos mais cultuados cineastas americanos vivos, é muito famoso por filmes intimistas, de personagens, dramáticos… Não tem a comum pretensão dos seus amigos George Lucas e Steven Spielberg de criar um novo mundo visual. Aqui ele homenageia os colegas, criadores de sonhos. Méliès abriu espaço para toda a geração de cineastas dos efeitos visuais, sem limites para a própria criatividade.

Como o protagonista Hugo Cabret temos Asa Butterfield, de “O Menino do Pijama Listrado”, incrivelmente maduro em um papel bastante difícil. Bem Kingsley interpreta o dono da loja de brinquedos, com sua competência típica (quando ele não está em filmes do Uwe Boll), apesar de ter uma cena espetacular que mostra sua real capacidade como ator. Chloe Grace Moretz (a vampira de “Deixe-Me Entrar”) é a amiga de Hugo que lê muito e adora falar palavras complicadas e Sacha Baron Cohen (o Borat) é o vilão atrapalhado que prende órfãos que ficam vagando pela estação de trem. Jude Law e Christopher Lee também fazem pontas.

Não sei se “A Invenção de Hugo Cabret” é um filme imperdível para crianças, mas admiradores de bom cinema com certeza irão encontrar algo para admirar (que seja o magnífico 3D, muito bem aplicado pelo diretor). Aficionados do cinema, em especial, irão adorar a homenagem a Méliès. Scorcese está falando diretamente a nós quando nos mostra a origem dos sonhos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes, Reviews e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente aqui...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s