Feliz Dia Internacional da Mulher, Honey Ryder!

Uma curiosidade interessante apareceu hoje no twitter oficial do 007: exatos ciquenta anos trás, 08 de Março de 1962, a atriz Ursula Andress começou a gravar suas primeiras cenas como Honey Ryder, a primeira Bond Girl na série James Bond em “007 contra o Satânico Dr. No”.

Hoje é Dia Internacional da Mulher (teu Facebook deve ter lhe lembrado disso) e eu achei uma coincidência formidável. Honey Ryder não só foi a primeira Bond Girl como também a que mudou o cenário do cinema nos anos 60, ao aparecer de biquini em uma das cenas mais importantes da história da sétima arte. Em uma época onde a primeira onda do feminismo ainda lutava pelo direito ao voto e as autoras da Mística Feminina ainda escreviam seus primeiras ensaios sobre a sexualidade da mulher, um mulherão desses aparecer de biquini – e faca! – em uma cena de blockbuster foi de virar o mundo ao contrário.

É, sem dúvida, a cena mais famosa do filme. O que não é pouca coisa!

Hoje em dia é apenas uma mulher de bíquini – fora de muda, inclusive. Já foi homenageada em “007 – Um Novo Dia para Morrer” (com Halle Berry repetindo a cena) e satirizada em “007 – Cassino Royale”, com o próprio Daniel Craig de sunga saindo do mar.

Mas à época marcou a personagem, a atriz e o próprio papel das Bond Girls e outras mulheres na história do cinema. Hoje não só é o Dia Internacional das Mulheres, como também o aniversário de Honey Ryder, um ícone especial não só na franquia James Bond como para o papel das mulheres no século XX.

Anúncios
Esse post foi publicado em Conversas, Feira da Semana e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Comente aqui...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s