Review: “Não Tenha Medo do Escuro” de Troy Nixey

Refilmagem de um pouco famoso filme feito direto para a televisão em 1973, “Não Tenha Medo do Escuro” é o típico produto de terror de monstros das antigas, inspirados nas obras de H. P. Lovecraft ou Stephen King, onde a ameaça sobrenatural não é mascarada por algum elemento psicológico ou reviravolta desnecessária. Aos fãs desse estilo, ainda assim, o filme pode decepcionar.

A pequena Sally se mudou para a mansão onde seu pai e sua nova namorada estão morando, um casarão belo e assustador daqueles, que os dois estão renovando para vender. Ao descobrirem um porão escondido, pequenas criaturas demoníacas passam a perseguir a garota. A história logo mostra que esses “Gollum em miniatura” se alimentam de dentes de criança e, em determinado momento, deixam uma moeda de presente para Sally, fazendo referência desta narrativa de terror à lenda norte-americana da fada do dente.

O filme não sai disso, entretanto. As tais “fadas” não gostam de luz forte, portanto todas as cenas onde elas querem assustar alguém envolve o local ficar escuro (e a pessoa, geralmente, “esquece” de acender a luz) e o diretor brinca com sombras e cortes rápidos. Não é eficaz, não assusta, nem cria suspense. A mitologia que eles criaram é até interessante, mas acaba ficando um pouco boba se você souber da referência com a fada do dente, que é um mito bastante infantil.

Como a história em si não se desenvolve em algo de fato aterrorizante, resta ao filme simplesmente “se terminar”, apoiado em um roteiro vazio e sem destaque. O diretor estreante Troy Nixey em nada ajuda e parece que o produtor Guillermo del  Toro não soube abençoar com sua expertise no gênero conforme conseguiu antes no excelente “O Orfanato”. O elenco tem Katie Holmes e Guy Pearce, eficazes e nada mais. A garotinha Sally é interpretada por Bailee Madison, bem competente em fingir que está morrendo de medo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes, Reviews e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Comente aqui...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s