Os 25 anos de Final Fantasy

Outro aniversário!

Nossa, foram muitos clássicos da Era 8-bits chegando ao quarto de século recentemente, viu? Pois hoje é a vez desta que é a mais cultuada série de RPG de todos os tempos, Final Fantasy, que nasceu com o lançamento de “Final Fantasy” para o NES em 18 de Dezembro de 1987. O clássico só chegou no ocidente três anos depois e é imediatamente reconhecido com esta famosa música tema:

“Final Fantasy” foi um grande sucesso de vendas e teve outras duas sequências para o Nintendinho, mas nenhuma das duas foi lançada nos Estados Unidos. Somente “Final Fantasy IV” veio para este lado do planeta, aí com o nome de “Final Fantasy II” e sendo o primeiro da série para o Super Nintendo. “Final Fantasy V” também ignorou o ocidente e quando chegou a vez de “Final Fantasy VI” ele veio para cá como “Final Fantasy III”. Eita ferro, que confusão!

Quando a Square não quis trabalhar com o Nintendo 64 e levou a série para o PlayStation (um escândalo que teria implodido a internet, se ela fosse o que é hoje!) com o clássico “Final Fantas VII” a numeração voltou ao normal e está assim até hoje. O último jogo da linha tradicional da série foi “Final Fantasy XIV”, um fiasco de MMORPG para PC.

Final Fantasy como foi visto da última vez.

A série já consertou sua cronologia numérica. “Final Fantasy II” foi relançado para o Game Boy Advance, PlayStation e PSP. “Final Fantasy III” ganhou um remake completo para o Nintendo DS. E “Final Fantasy V” também já foi relançado para o Game Boy Advance. E, hoje em dia, “Final Fantasy IV” e “Final Fantasy VI” são associados às suas numerações japonesas originais.  Não há mais confusão!

Existem inúmeros spin-offs que saíram do esquema tradicional de RPG a franquia, como “Final Fantasy: Mystic Quest” para o Super Nintendo, “Final Fantasy Tactics” para o PlayStation” e “Final Fantasy: Chrystal Chronicles” para o GameCube. Esta inclusive inspirou mais spin-offs dentro de si (!!!) como os jogos de estratégia “My Life as a King” e “My Life as a Darklord” lançados somente para download. Alguns jogos numéricos da franquia também receberam sequências, como “Final Fantasy IV: The After Years” para Wii, “Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII” para PSP, “Final Fantasy X-2” para PlayStation 2  e “Final Fantasy XIII-2” para PlayStation 3. Ao total foram mais de 100 milhões de jogos Final Fantasy vendidos até hoje!

O próximo jogo anunciado da série é “Lightning Returns: Final Fantasy XIII”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Nerd Alert! e marcado , , . Guardar link permanente.

Comente aqui...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s