Review: “Amor” de Michael Haneke

Acompanhando o fim da vida de um casal de idosos, “Amor” é um singelo e simples filme de atores. Mostra o casal Georges e Anne e o foco está apenas neles. Pelo título pode-se imaginar uma história romântica ou idealizada, mas aqui o foco é o realismo, a tristeza e as dificuldades de ir lentamente deixando de existir e também de ver alguém que você ama morrer. Anne sofre um AVC e Georges fica para ajudá-la a passar por esse momento que os dois sabem que é o final de uma história.

O diretor e seu elenco.

O filme é lento e silencioso, praticamente sem trilha sonora e seu ato final não inclui nenhum diálogo. É uma história muito pesada e difícil de encarar (principalmente para quem tiver algum ente querido passando pelos problemas de Anne), mas ainda assim tem a sua redenção em momentos de profunda reflexão. Em uma cena ela olha para o álbum de fotografias e diz “ela é linda”, para o qual Georges pergunta “o quê?” e sua esposa responde “a vida, a longa vida”. Um belo momento do roteiro. Outros mais pesados também irão colocar sua mente e coração em lugares inesperados. Este não é um filme para ser assistido levianamente.

A direção e o roteiro são de Michael Haneke, de “Caché” e “A Fita Branca”, inspirado nas histórias que ele próprio viu acontecer com uma tia sua. É um filme introspectivo, pessoal e não é para qualquer um. Com o foco central no casal (vivido por Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva), é um exercício de atuação na qual ambos saem excepcionalmente bem e expressam com bastante sobriedade uma situação tão triste. “Amor” é um filme sobre a perda da vida, não sobre o encontro, mas é muito bem sucedido em mostrar que sim, naquele casal lidando com a morte, o sentimento central ainda é o amor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes, Reviews e marcado , , . Guardar link permanente.

Comente aqui...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s