Review: “Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games” para Wii U

Eis um jogo que demanda mais discussão do que poderia se esperar. Inspirado nos Jogos Olímpicos de 2016, estrelado por dois icônicos mascotes dos videogames, o novo jogo da franquia Mario & Sonic tem um diferencial para nós brasileiros: é carioca. Sim, não só temos um jogo estrelado pelos ícones das ex-rivais Nintendo e Sega, como ainda por cima ele tem fases no Maracanã, Engenhão e um hub world em Copacabana! Que diferença isso faz para o jogo? Acredite se quiser, bastante!

MarioSonicRio2016_01

Brasileiro com muito orgulho, com muito amor?

A ideia de unir dois dos maiores símbolos para praticar esportes juntos não é nova. O primeiro jogo Mario & Sonic se passou nas Olimpíadas de Pequim 2008. Foi um festival de minigames daquele jeito bastante popular na Era Wii. Foi um sucesso estrondoso, tendo vendido mais de 7 milhões de unidades – fica o dado curioso, é o jogo estrelado pelo Sonic mais vendido de todos os tempos! Seu sucessor, “Mario & Sonic at the Olympic Winter Games” se inspirou nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver 2010, adicionou mais variedade aos esportes, estilos de jogo, customização de seu Mii e até um pequeno hub world para passear. Foi um salto importante e melhorou bastante o que antes era apenas uma coletânea de motion control repetitivos.

Seguiram então sequências dos eventos seguintes, Londres 2012 e Sochi 2014. E agora estamos no mais recente, Rio 2016. Desde 2010 a franquia tem tentado se adaptar aos evento em si, ao invés de ser apenas um jogo de Olimpíadas qualquer. Agora o hub é na Praia de Copacabana, com direito a esculturas de areia (!!) que servem de guias para os tipos de jogos. Você também pode conversar com Miis que navegam nas praias caracterizados de acordo com o que outros jogadores online lhe vestiram. Vai ter Mii como mascote Vinícius, roupas de carnaval ou chapéu verde amarelo. Claro que personagens da Nintendo e Sega também dão as caras por lá. Mas o diferencial das variedades de avatares é bem mais interessante.

mariosonicrio2016_09

Sonic. De bicicleta. Em Deodoro. Pois é!

Os eventos principais seguem uma linha tradicional. Esportes como atletismo 100m ou revezamento 4x100m. Natação, ciclismo, boxe, tênis de mesa, ginástica artística, lançamento de dardo são esportes rápidos, de controles simples (não existe qualquer forma de motion control aqui, somente botões) e excelentes para variadas partidas multiplayer. Um pouco mais elaboradas são futebol, rugby de sete e vôlei de praia. Esses também ganham versões dream, com itens das franquias e cenários coloridos para dar um pouco mais de criatividade, em partidas que vão lembrar as correrias de Mario Kart. E versão dream de rugby é, particularmente, bem animada.

Para os fãs das Olimpíadas de plantão, é legal ver Sonic correndo no Engenhão (na tela loading aparece Olympic Stadium, mas é Engenhão mesmo!), Mario jogando futebol no Maracanã,  Tails no BMX de Deodoro, Peach e Daisy duelando nas areias de Copacabana. Faltaram esportes como canoagem, esgrima ou até o golfe, que poderiam trazer um pouco mais de variedade de estilos e locais das Olimpíadas. Mas o que tem, já é o suficiente. Já os esportes dream trazem interpretações criativas que invadem ainda mais a cultura carioca. O já citado rugby vai para a Lagoa Rodrigo de Freitas, com direito a bela vista do Corcovado – e alguns Toads andando de pedalinhos. Já o vôlei de praia migra para a Praça da Apoteose, na Sapucaí, com direito a carnaval ocorrendo simultaneamente. E o futebol sai do Maracanã e vai direto para a Cinelândia, com um cenário que inclui o Teatro Municipal, a Câmara Municipal e, dependendo do ângulo, dá até para ver o Amarelinho! Sim, o bar Amarelinho em um jogo do Mario & Sonic!

MarioSonicRio2016_03

Galvão Bueno não incluso. Ufa!

Esses variados esportes podem ser jogados individualmente, mas existe uma espécie de “campanha” com torneios simples de cada um deles. Você escolhe um ticket que lhe permite participar do evento, através de eliminatórias, semifinais e e final concorrendo ao pódio. Cada torneio lhe libera uma peça de roupa (existe inúmeras que podem ser destravadas também na loja, para customizar seu Mii). Alguns lhe liberam personagens secretos e todos eles tem missões – como marcar tantos pontos ou bater alguma meta de tempo. Termine todos os torneios para podar jogá-los em novas dificuldades, com novos objetivos e novos destraváveis.

Existe também um modo Rivals, que cria uma espécie de torneio competitivo, com cada vencedor de cada etapa podendo atrapalhar seu rival para a próxima partida. É bastante divertido e dá um ar de Mario Party nas partidas multiplayer, nesse jeitão “destruidor de amizades”. Dá para jogar sozinho também, o que é uma boa variação ao singleplayer padrão. Outros modos desbloqueáveis incluem partidas contra ghosts online de outros jogadores e Carnival Challenges, onde você pode jogar cada esporte com um objetivo em particular. Ou seja, existe bastante variedade de modos de jogo, o que torna este novo Mario & Sonic uma experiência divertida até mesmo para quem só puder não sozinho.

MarioSonicRio2016_04Não mais uma mera coletânea de minigames como o original de 2008, “Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games” trás bastante variedade e criatividade para se tornar o melhor jogo da série até o momento. O fato de se passar no Rio de Janeiro, claro, trás toda uma graça em particular para os cariocas. Ver cenários da cidade representados de maneira surpreendentemente fiel (veja na galeria abaixo) é bem legal. E o climão carnaval que a desenvolvedora Sega embarcou foi muito bem feito. Em especial destaque para a trilha sonora, com sambas originais que vão fazer você querer sambar na tela loading mesmo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Esse post foi publicado em Reviews, Videogames e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Comente aqui...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s