As maiores bilheterias de 2016 ao redor do mundo

Se 2015 foi um ano recordista, 2016 foi um pouco menos. Mas não tem muito do que reclamar não. Apesar de não ter nenhum “Star Wars: O Despertar da Força” ou mesmo um “Jurassic World”, foi um ano de grandes sucessos. Inclusive nas bilheterias globais, com filmes como “Deadpool” e “Mogli: O Menino Lobo” surpreendendo em grande escala. Foi o ano do cinema dos quadrinhos e dos animais falantes, sem dúvida.

Veja abaixo as 10 maiores bilheterias do ano de 2016 no planeta, nos Estados Unidos e no Brasil! Lembrando que estão aparecendo apenas os valores dados durante este ano que passou, ou seja, até 31/12/2016 somente. Algumas produções ainda estão em cartaz e seus números finais serão alterados, mas somente contabilizados para as bilheterias de 2017.

Bilheterias globais:

Foi um ano com menos bilhões que ano passado e nenhum filme chegou na marca dos 2 bilhões de “Star Wars: O Despertar da Força”. Entretanto, o top 10 foi bem mais recheado de outro sucessos. Quando o décimo lugar ainda conseguiu fazer 700 milhões de dólares mundialmente, é por que a indústria dos blockbusters está muito bem obrigado. Claro, o fato dos cinco primeiros filmes serem todos distribuídos pela Disney insinuando um certo desequilíbrio, mas… Os outros estúdios não estão podendo reclamar não.

E “Star Wars: O Despertar da Força” também aparece no top 10 novamente, com seus $737 milhões arrecadados ainda em 2016. Superando inclusive até o próprio “Rogue One: Uma História Star Wars”! Claro que o spin-off da franquia (que até agora arrecadou $710 milhões mundialmente em apenas duas semanas) não deve ter problemas de ficar lá pelo topo – ou mesmo superar “Capitão América: Guerra Civil” – do ano de 2016 quando finalizar suas bilheterias em 2017.

Veja abaixo o Top 10 global, com valores em dólares.

  1. “Capitão América: Guerra Civil” – $1,153 bilhão
  2. “Procurando Dory” – $1,027 bilhão
  3. “Zootopia” – $1,024 bilhão
  4. “Mogli: O Menino Lobo” – $966 milhões
  5. “A Vida Secreta dos Bichos” – $875 milhões
  6. “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” – $873 milhões
  7. “Deadpool” – $782 milhões
  8. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” – $750 milhões
  9. “Esquadrão Suicida” – $746 milhões
  10. “Star Wars: O Despertar da Força” – $737 milhões

Bilheterias americanas:

O ano de 2016 não teve os fenômenos de 2015, com nenhum filme batendo a marca dos 600 milhões de dólares – muito menos as outras centenas que “Star Wars: O Despertar da Força” conseguiu! O recordista absoluto de bilheterias norte-americanas, do seu total de $936 milhões, fez $284 milhões ainda em 2016. Garantindo a ele uma colocação no top 10 de 2016, junto com “Rogue One: Uma História Star Wars”. Não é muito comum ver um ranking com dois filmes da mesma franquia, hein? Além disso, as bilheterias do ano superaram o recorde anterior de 2015 – por pouco – arrecadando mais de 11,3 bilhões de dólares.

“Procurando Dory” ficou no topo, superando com facilidade “Capitão América: Guerra Civil”. E quem poderia imaginar que tantos animais falantes iriam fazer tanto sucesso? Além de Dory, “A Vida Secreta dos Bichos”, “Mogli” e “Zootopia” tiveram todos rendimento significativamente acima do esperado. E Deadpool fazendo mais dinheiro que um filme estrelado por Batman e Superman sem dúvida é a maior surpresa do ano nos Estados Unidos!

Veja abaixo o Top 10 EUA, com valores em dólares.

  1. “Procurando Dory” – $486 milhões
  2. “Rogue One: Uma História Star Wars” – $410 milhões
  3. “Capitão América: Guerra Civil” – $408 milhões
  4. “A Vida Secreta dos Bichos” – $368 milhões
  5. “Mogli: O Menino Lobo” – $364 milhões
  6. “Deadpool” – $363 milhões
  7. “Zootopia” – $341 milhões
  8. “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” – $330 milhões
  9. “Esquadrão Suicida” – $325 milhões
  10. “Star Wars: O Despertar da Força” – $284 milhões

Bilheterias brasileiras:

Foi um ano de domínio do conflito Marvel vs DC. Mas quem roubou a cena mesmo foi um filme brasileiro – e adaptação de uma novela, ainda por cima! Sim, Batman, Superman, Capitão América e Homem de Ferro lutaram pelo topo. “Batman vs Superman” inclusive bateu o recorde de maior abertura da história do cinema no Brasil – mas um mês depois foi superado por “Capitão América: Guerra Civil”. E no embate do quem foi mais longe, o filme da Marvel continuou na vantagem. Mas com “Esquadrão Suicida” em terceiro lugar, a DC não tem do que reclamar mesmo de seus fãs brasileiros.

Já o quarto lugar e recordista do cinema nacional, “Os Dez Mandamentos” rendeu polêmica. O filme foi acusado de ter ingressos comprados por igrejas que não foram consumidos, resultando em salas vazias, apesar de “esgotadas”. Ainda assim, em termos puramente financeiros, vendeu o equivalente a 116 milhões de reais. Se essa venda toda foi assistida são outros quinhentos.

Veja abaixo o Top 10 Brasil, com valores em reais.

  1. “Capitão América: Guerra Civil” – $143 milhões
  2. “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” – $132 milhões
  3. “Esquadrão Suicida” – $118 milhões
  4. “Os Dez Mandamentos – O Filme” – $116 milhões
  5. “Procurando Dory” – $113 milhões
  6. “Deadpool” – $82 milhões
  7. “Doutor Estranho” – $77 milhões
  8. “A Era do Gelo: O Big Bang” – $71 milhões
  9. “X-Men: Apocalipse” – $67 milhões
  10. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” – $64 milhões

Dados retirados do site BoxOffice Mojo e Wikipedia.

Anúncios
Esse post foi publicado em Bilheterias, News e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Comente aqui...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s