Se 2015 foi um ano recordista, 2016 foi um pouco menos. Mas não tem muito do que reclamar não. Apesar de não ter nenhum “Star Wars: O Despertar da Força” ou mesmo um “Jurassic World”, foi um ano de grandes sucessos. Inclusive nas bilheterias globais, com filmes como “Deadpool” e “Mogli: O Menino Lobo” surpreendendo em grande escala. Foi o ano do cinema dos quadrinhos e dos animais falantes, sem dúvida.
Veja abaixo as 10 maiores bilheterias do ano de 2016 no planeta, nos Estados Unidos e no Brasil! Lembrando que estão aparecendo apenas os valores dados durante este ano que passou, ou seja, até 31/12/2016 somente. Algumas produções ainda estão em cartaz e seus números finais serão alterados, mas somente contabilizados para as bilheterias de 2017.
Bilheterias globais:
Foi um ano com menos bilhões que ano passado e nenhum filme chegou na marca dos 2 bilhões de “Star Wars: O Despertar da Força”. Entretanto, o top 10 foi bem mais recheado de outro sucessos. Quando o décimo lugar ainda conseguiu fazer 700 milhões de dólares mundialmente, é por que a indústria dos blockbusters está muito bem obrigado. Claro, o fato dos cinco primeiros filmes serem todos distribuídos pela Disney insinuando um certo desequilíbrio, mas… Os outros estúdios não estão podendo reclamar não.
E “Star Wars: O Despertar da Força” também aparece no top 10 novamente, com seus $737 milhões arrecadados ainda em 2016. Superando inclusive até o próprio “Rogue One: Uma História Star Wars”! Claro que o spin-off da franquia (que até agora arrecadou $710 milhões mundialmente em apenas duas semanas) não deve ter problemas de ficar lá pelo topo – ou mesmo superar “Capitão América: Guerra Civil” – do ano de 2016 quando finalizar suas bilheterias em 2017.
Veja abaixo o Top 10 global, com valores em dólares.
- “Capitão América: Guerra Civil” – $1,153 bilhão
- “Procurando Dory” – $1,027 bilhão
- “Zootopia” – $1,024 bilhão
- “Mogli: O Menino Lobo” – $966 milhões
- “A Vida Secreta dos Bichos” – $875 milhões
- “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” – $873 milhões
- “Deadpool” – $782 milhões
- “Animais Fantásticos e Onde Habitam” – $750 milhões
- “Esquadrão Suicida” – $746 milhões
- “Star Wars: O Despertar da Força” – $737 milhões
Bilheterias americanas:
O ano de 2016 não teve os fenômenos de 2015, com nenhum filme batendo a marca dos 600 milhões de dólares – muito menos as outras centenas que “Star Wars: O Despertar da Força” conseguiu! O recordista absoluto de bilheterias norte-americanas, do seu total de $936 milhões, fez $284 milhões ainda em 2016. Garantindo a ele uma colocação no top 10 de 2016, junto com “Rogue One: Uma História Star Wars”. Não é muito comum ver um ranking com dois filmes da mesma franquia, hein? Além disso, as bilheterias do ano superaram o recorde anterior de 2015 – por pouco – arrecadando mais de 11,3 bilhões de dólares.
“Procurando Dory” ficou no topo, superando com facilidade “Capitão América: Guerra Civil”. E quem poderia imaginar que tantos animais falantes iriam fazer tanto sucesso? Além de Dory, “A Vida Secreta dos Bichos”, “Mogli” e “Zootopia” tiveram todos rendimento significativamente acima do esperado. E Deadpool fazendo mais dinheiro que um filme estrelado por Batman e Superman sem dúvida é a maior surpresa do ano nos Estados Unidos!
Veja abaixo o Top 10 EUA, com valores em dólares.
- “Procurando Dory” – $486 milhões
- “Rogue One: Uma História Star Wars” – $410 milhões
- “Capitão América: Guerra Civil” – $408 milhões
- “A Vida Secreta dos Bichos” – $368 milhões
- “Mogli: O Menino Lobo” – $364 milhões
- “Deadpool” – $363 milhões
- “Zootopia” – $341 milhões
- “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” – $330 milhões
- “Esquadrão Suicida” – $325 milhões
- “Star Wars: O Despertar da Força” – $284 milhões
Bilheterias brasileiras:
Foi um ano de domínio do conflito Marvel vs DC. Mas quem roubou a cena mesmo foi um filme brasileiro – e adaptação de uma novela, ainda por cima! Sim, Batman, Superman, Capitão América e Homem de Ferro lutaram pelo topo. “Batman vs Superman” inclusive bateu o recorde de maior abertura da história do cinema no Brasil – mas um mês depois foi superado por “Capitão América: Guerra Civil”. E no embate do quem foi mais longe, o filme da Marvel continuou na vantagem. Mas com “Esquadrão Suicida” em terceiro lugar, a DC não tem do que reclamar mesmo de seus fãs brasileiros.
Já o quarto lugar e recordista do cinema nacional, “Os Dez Mandamentos” rendeu polêmica. O filme foi acusado de ter ingressos comprados por igrejas que não foram consumidos, resultando em salas vazias, apesar de “esgotadas”. Ainda assim, em termos puramente financeiros, vendeu o equivalente a 116 milhões de reais. Se essa venda toda foi assistida são outros quinhentos.
Veja abaixo o Top 10 Brasil, com valores em reais.
- “Capitão América: Guerra Civil” – $143 milhões
- “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” – $132 milhões
- “Esquadrão Suicida” – $118 milhões
- “Os Dez Mandamentos – O Filme” – $116 milhões
- “Procurando Dory” – $113 milhões
- “Deadpool” – $82 milhões
- “Doutor Estranho” – $77 milhões
- “A Era do Gelo: O Big Bang” – $71 milhões
- “X-Men: Apocalipse” – $67 milhões
- “Animais Fantásticos e Onde Habitam” – $64 milhões
Dados retirados do site BoxOffice Mojo e Wikipedia.